Como gerar economia sustentável para a sua empresa
Junho 30, 2021

Como gerar economia sustentável para a sua empresa

Importante não encerrar o mês de junho sem essa reflexão que o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente no dia 5 do mês vigente, traz no período, e além da data.

O tema sustentabilidade deve ser abordado com destaque nas organizações continuamente, estimulando ainda mais as práticas cotidianas visando à economia sustentável em seus processos. É comum que nossos primeiros pensamentos, quando falamos no assunto, associem diretamente à economia de água, de energia e reciclagem correta de resíduos.

Práticas consideráveis, porém, a sustentabilidade vai além, pela importância do equilíbrio na utilização dos recursos naturais nas necessidades humanas sem comprometer o futuro, a fim de reduzir os impactos ambientais. E com pequenas mudanças nos processos do cotidiano dos negócios, podemos contribuir incentivando os colaboradores a eliminar o uso de copos ou materiais descartáveis, a reduzir o consumo de energia elétrica, a evitar o desperdício de água, a realizar descarte consciente, e dar atenção ao tratamento de resíduos, entre outras ações.

Outra forma de as empresas contribuírem na geração de economia sustentável, e otimizar seus processos, está na utilização de recursos tecnológicos. A inserção da tecnologia dentro das empresas tem papel essencial para que suas operações sejam mais sustentáveis.

Um exemplo de solução é a adoção do Certificado Digital, identidade digital da pessoa física ou jurídica no meio eletrônico. Com ele, é possível assinar documentos com validade jurídica, se comunicar com a Receita Federal, emitir Nota Fiscal, entre tantas outras atribuições, sem precisar de deslocamento e de tudo o que ele implica (tempo, combustível, espera para atendimento presencial etc.). Além de reduzir custos com a eliminação de impressão de documentos (que gera o consumo de papel, energia elétrica, toner de impressora), evitando arquivos desnecessários.

Um caso prático foi o resultado que a implementação de processos eletrônicos pelo Tribunal Regional da 1ª Região (TRF1) gerou: redução de 30% no consumo de papel e de 17% na utilização de suprimentos de impressão entre 2015 e 2018. Já a MRV, empresa no ramo da construção civil, garantiu agilidade na conclusão de mais de 50 mil unidades vendidas em 2020, reduzindo tempo de aprovação de contratos de 30 para até 2 dias, gerando uma economia de mais de R$ 260 mil de custos com papel, segundo publicação da Crypto ID, neste mês de junho.

O certo é que, mesmo ainda não eliminando completamente os documentos físicos, o Certificado Digital já é uma realidade mundial na rotina das organizações, promovendo a sustentabilidade.

MATÉRIAS RELACIONADAS