Solicite 2ª via de registro civil sem precisar sair de casa
Agosto 03, 2021

Solicite 2ª via de registro civil sem precisar sair de casa

Essenciais no curso da existência de qualquer pessoa, os documentos cumprem papel fundamental no processo da vida do cidadão em sociedade. É pelas certidões que, por exemplo, o Censo da população é contabilizado, e o IBGE formula as estatísticas de nascidos vivos, registros de óbitos e de casamento no civil. Dados que direcionam as ações do Estado, inclusive na aplicação de políticas públicas.  Além de permitir o exercício de outros direitos civis, entre eles, prestar concursos públicos, emitir passaportes, ingressar na escola, na faculdade, abertura de conta em bancos, entre outros.

A lista que envolve a necessidade dos documentos é grande e implica também na operação de negócios quando diz respeito à aquisição de imóveis, compra e venda de propriedade, declaração de quitação sobre algo e averbações, destaca Katiane Danielle Paim, sócia de Diogo Fernando Boff, no comando da AR Master Sul Assessoria Documental e de Certificação Digital, com sede em Caxias do Sul.

A empresa que providencia a busca de certidões civis em todo o Brasil, listou os principais documentos e ocasiões em que cabe a solicitação da segunda via de certidões civis, sem a necessidade de ir até um cartório.

 

Saiba em que situações é possível solicitar 2ª via da certidão de nascimento e de casamento por meio da AR Master Sul

– Em caso de perda/extravio de todos os documentos de identidade, inclusive a certidão de nascimento/casamento

– Em casos da certidão original estar rasgada ou ilegível

– Para casamento, união estável e divórcio

– Negociações, compra e venda de imóveis e financiamentos

– Para solicitar cidadania

Situações para solicitar 2ª via da certidão de óbito

– Pesquisa de testamento

– Apólice de seguro

– Partilha de herança

– Para um novo casamento

– Para solicitar cidadania

MATÉRIAS RELACIONADAS